ACPU/AL

Fórum de discussão sobre o PSP-2005 da Transpetro - Petrobras Transportes S. A.

Re: ACPU/AL

Mensagempor Rato Cinza » Qua 07/Nov/2012, 3:33 pm

Oficial e demais,

vejam o item B dos pedidos do MPT/AL, que foi aceito pelo judiciário Alagoano:

(b) Nomear e empossar sete técnicos de instrumentação, nove auxiliares técnico-administrativos, dez eletricistas especializados, dez mecânicos especializados, seis técnicos de segurança, um técnico de construção, montagem e manutenção, no prazo de 30 dias após a publicação da presente decisão, observando-se a ordem do cadastro de reserva, sob pena de multa diária no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), revertida ao FAT, em caso de descumprimento;

Portanto, ela TEM QUE CONTRATAR 10 e não convocar do 1º ao 10º. Ela convoca, quem não responder ou não quiser, perde a vez para o de trás. Caso contrário não tem qualquer lógica jurídica e ela estaria FLAGRANTEMENTE descumprindo a decisão. Se isto for observado, o MPT/AL deve ser alertado imediatamente. Aliás, seria muito bom que vocês cobrassem tanto do MPT/AL, quanto do SINDIPETRO AL/SE que fiscalizem tais convocações e contratações.

Qualquer coisa avisem.

Abraços.
Imagem
Jus volentes ducit et nolentes trahit. (O direito conduz os que querem e arrasta os que não querem)
Rato Cinza
Marechal
Marechal

Mensagempor Tiago_m » Qui 08/Nov/2012, 12:53 pm

Oficial,

Obtive uma informação de um componente da Transpetro que o 10º já estaria trabalhando, através, você é o 5º e não convocaram, não entendi?

Pois usando a lógica de que o 10º foi chamado ela chamaria do 11 ao 20.

Sds,
Tiago_m
Soldado 1ª Classe
Soldado 1ª Classe

Mensagempor Rato Cinza » Qui 08/Nov/2012, 1:08 pm

Tiago_m,

está falando do cargo de Mecânico Especializado?

O 10º entrou por ação individual? Se sim a lógica NÃO É pra chamar do 11º ao 20º.

Na planilha de convocação ela declarou que convocou, na validade, até o 3º.

Portanto, ela convocará do 4º em diante, sempre pulando os que já entraram por ação individual (o 10º, por exemplo).

Suponhamos que somente o 10º tenha entrado por ação individual (acho que tem outros, mas deixa pra lá por enquanto), então, seriam convocados:

4º, 5º, 6º, 7º, 8º, 9º, 11º, 12º, 13º, 14º

ISSO É APENAS UMA SUPOSIÇÃO. PARA SABERMOS A REAL DINÂMICA, É PRECISO SABER QUEM JÁ ENTROU POR AÇÃO INDIVIDUAL. ALÉM DISSO, DEVERÍAMOS SABER, IGUALMENTE, OS DESISTENTES E ELIMINADOS.

Abraços.
Imagem
Jus volentes ducit et nolentes trahit. (O direito conduz os que querem e arrasta os que não querem)
Rato Cinza
Marechal
Marechal

Mensagempor sputinikal » Qui 08/Nov/2012, 5:36 pm

Rato Cinza, fui o 9º colocado.

Liguei para o RH e me falaram que iriam entrar em contato para informar o local em que devemos nos apresentar (mas não esclareceram o meio que iriam usar para isso - creio que email ou telegrama). Até o momento não recebi nada e não sei para onde ir na segunda, algum de vocês está sabendo?

Estou pensando em entrar em contato com algum advogado e analisar a possibilidade de pedir uma indenização usando como base o último julgamento que temos da ACPU/AL. Seria este o momento adequado para isto? A Transpetro ainda deve recorrer (ou já recorreu)? Mais alguém pensa em fazer isto?
sputinikal
Cabo
Cabo

Mensagempor Rato Cinza » Qui 08/Nov/2012, 8:57 pm

sputinikal escreveu:Rato Cinza, fui o 9º colocado.

Liguei para o RH e me falaram que iriam entrar em contato para informar o local em que devemos nos apresentar (mas não esclareceram o meio que iriam usar para isso - creio que email ou telegrama). Até o momento não recebi nada e não sei para onde ir na segunda, algum de vocês está sabendo?

Estou pensando em entrar em contato com algum advogado e analisar a possibilidade de pedir uma indenização usando como base o último julgamento que temos da ACPU/AL. Seria este o momento adequado para isto? A Transpetro ainda deve recorrer (ou já recorreu)? Mais alguém pensa em fazer isto?

spitinikal,

você não recebeu o telegrama? De acordo com o edital toda e qualquer informação ao candidato é por meio de telegramas.

Sobre a indenização, você quer ser contratado? Se sim, talvez seja melhor esperar os 90 dias do período de experiência pra depois abrir o processo. De todo o modo pergunte ao advogado. Cabe danos morais e materiais. Jurisprudência pra isso temos de monte ai no banco de decisões.

A decisão a ser usada para indenizações é o Acórdão de Recurso Ordinário junto com os Acórdãos dos Embargos Declaratórios. Leve ao advogado também a sentença de 1ª instância. Além disso, pode entregar igualmente a decisão do Recurso de Revista, mas creio que não será útil.

No seu cargo (Tec. de Adm. e Controle) eles convocaram até o 4º. Deste modo, como são 9 que devem ser contratados pela decisão, eles, devem convocar até o 13º.

Abraços.
Imagem
Rato Cinza
Marechal
Marechal

Mensagempor sputinikal » Qui 08/Nov/2012, 10:02 pm

Recebi Rato, mas o problema é que a carta fala isto
... estamos convocando o seu comparecimento sub judice no dia 12 de Novembro de 2012 às 09:00 hs, em local ainda a ser informado posteriormente,...

Estamos praticamente na sexta, ultimo dia útil antes da data da convocação que eles fizeram e até agora nada de informar o local (pelo menos para mim, pois só sei a data e a hora). Será que eles vão avisar assim em cima da hora? Será que todos que receberam o telegrama serão avisados a tempo? Bom, vamos esperar.

Quanto a indenização, a minha maior dúvida se brigo ou não por isto está no fato de que não quero ser contratado, pois o cargo que passei é de nível médio (estou prestes a iniciar um doutorado) e hoje estou morando no Rio e com um salário mais atraente que o do cargo que passei na Transpetro. Por causa disto, tenho dúvidas se valeria a pena ir brigar por algo. Para completar o advogado que conversei falou que não seria fácil e me desanimou mais um pouco quanto a isto. Você sabe de algum caso que houve indenização mesmo com o não interesse em assumir?

Se esta convocação tivesse sido feita até o ano passado, com certeza teria assumido, pois até então havia ficado a maior parte do tempo desempregado ou com um emprego que pagava bem menos, daí a razão de eu me sentir prejudicado e querer uma indenização por danos morais. Bom, te agradeço e muito se puder me ajudar com algum caso similar.
sputinikal
Cabo
Cabo

Mensagempor Rato Cinza » Qui 08/Nov/2012, 11:22 pm

Pois é, o problema que mais uma vez ela não cumpre com o que publica. Esse papo de depois... sem comentários. Envie um email, carta pra ouvidoria ou algo do gênero que fique registrado que você procurou se informar sobre isso. O mesmo vale para os demais amigos.

Sobre não assumir e querer indenização, é totalmente possível. Não vi nenhum caso assim porque o povo pouco processa por indenizações, mas vejo que é plenamente possível. Você fez o concurso, estudou, abdicou o tempo da sua família, comprou livros e cursos, passou e foi classificado e ela não contratou porque resolveu terceirizar. Pois bem, essa situação criou uma série de consequências para você no campo material e moral (me diga quantas vezes conhecidos e familiares seus te "cobraram" se você não seria "chamado"). Acontece que está provado, até o momento, que ela deveria ter te contratado ainda durante a validade e não o fez. Portanto, ela é culpada e você tem direito a ser ressarcido. Se você não quer trabalhar porque demorou muito para resolverem, o problema não é seu e sim dela, e do judiciário. Apenas acho que para ficar mais fácil pleitear isso no justiça, você deve fazer os exames e assinar a carteira, mesmo que saia em seguida.

Procure outros advogados. Não é fácil encontrar profissionais safos nessa matéria, infelizmente.

Dá para receber alguns milhares de reais de indenização. Vale bastante a pena, sobretudo se conseguir pegar retroativos e afins. Dano moral eu diria que é “líquido e certo” de conseguir. Leia as decisões que te falei, vai te ajudar a discutir com os advogados.

Abraços.
Imagem
Rato Cinza
Marechal
Marechal

Mensagempor sputinikal » Qui 08/Nov/2012, 11:57 pm

Muito obrigado Rato Cinza!
Vou analisar a situação com calma e ver o que posso fazer. Também procurarei entrar em contato com outros advogados.

Abraços
sputinikal
Cabo
Cabo

Mensagempor OficiAL » Sex 09/Nov/2012, 2:41 pm

Nada de telegrama ainda para o local de entrega dos documentos.... Liguei para meu colega que trabalha na UFAL e nada de telegrama para ele também. Esse telegrama vai chegar no sábado...
Mais novidades posto aqui.
OficiAL
Aspirante-a-Oficial
Aspirante-a-Oficial

Mensagempor sputinikal » Sex 09/Nov/2012, 5:42 pm

Recebi o telegrama!
Local: hotel Reymar Express.
sputinikal
Cabo
Cabo

Mensagempor massoto » Sex 09/Nov/2012, 8:56 pm

qual a possibilidade do MPT fazer valer a jurisprudencia aqui no rj.
massoto
Soldado 2ª Classe
Soldado 2ª Classe

Mensagempor OficiAL » Sáb 10/Nov/2012, 8:19 am

Chegou o telegrama, no apagar das luzes, veja a íntegra dele :

Em complemento ao telegrama anterior, em atendimento a decisão judicial, Ação Civil Pública n 0096900-56.20095.19.008 do MPT, referente ao Processo Seletivo Público Transpetro 001/2005, estamos informando o local para o seu comparecimento sub judice no dia 12 de novembro de 2012 as 9:00h:

Hotel Reymar Express
Rua Marechal Mascaranhas de Moraes, 20 Cruz das Almas - Maceio - AL

Caso necessite de mais informações, entrar em contato pelos telefones
21 3211-1383
21 3211-7912

O não atendimento a presente convocoção caracterizará a sua desistencia, acaretando a eliminação do referido processo seletivo publico

Vania Lucia Claudina Cardoso
Gerente de Gestão de Eventos
OficiAL
Aspirante-a-Oficial
Aspirante-a-Oficial

Mensagempor Rato Cinza » Sáb 10/Nov/2012, 5:37 pm

massoto escreveu:qual a possibilidade do MPT fazer valer a jurisprudencia aqui no rj.

Como jurisprudência acho muito pouco provável, sobretudo porque no RJ já foi julgado em 2ª instância também e ainda está mais adiantado, em termos de andamento processual, que o de AL (deve ser ultrapassado em breve).

No máximo diria que esse processo de AL possa ser citado pelo processo do RJ em brasília.

Abraços.
Imagem
Rato Cinza
Marechal
Marechal

Mensagempor otug » Dom 11/Nov/2012, 12:39 pm

Rato Cinza escreveu:
massoto escreveu:qual a possibilidade do MPT fazer valer a jurisprudencia aqui no rj.

Como jurisprudência acho muito pouco provável, sobretudo porque no RJ já foi julgado em 2ª instância também e ainda está mais adiantado, em termos de andamento processual, que o de AL (deve ser ultrapassado em breve).

No máximo diria que esse processo de AL possa ser citado pelo processo do RJ em brasília.

Abraços.

Caro Rato,

pelo que entendi da sua explicaçãp o processo do RJ está mais adiantado que o de Al, porém a ACPU de AL andou mais rápido, isso é possível?, mesmo o do RJ estando mais adiantado e não solicitaram a contratação de ninguém?
abçoss,
otug
2º Sargento
2º Sargento

Mensagempor Rato Cinza » Dom 11/Nov/2012, 8:15 pm

otug escreveu:
Rato Cinza escreveu:

Abraços.

Caro Rato,

pelo que entendi da sua explicaçãp o processo do RJ está mais adiantado que o de Al, porém a ACPU de AL andou mais rápido, isso é possível?, mesmo o do RJ estando mais adiantado e não solicitaram a contratação de ninguém?
abçoss,

Se compararmos a data da distribuição de cada um dos dois processos e os passos atuais que estão, sim, o de AL andou mais rápido. Contudo, o do RJ já está com Agravo de Instrumento no Recurso de Revista (para forçar a subida ao TST e destrancar o Recurso de Revista) há bem mais de um ano e só agora que o mesmo recurso foi proposto em AL porque só agora este processo chegou a este estágio.

Sobre "não solicitaram a contratação de ninguém?" não sei bem o que você quis dizer, mas os Acórdãos do RJ e AL deram soluções diferentes.

Sobre os telegramas, só não aconteceu no RJ até hoje porque a Transpetro descumpre acintosamente a decisão da 6ª Turma do TRT Fluminense, daí a função da Ação de Atentado. A Transpetro, desde agosto de 2010 está proibida de contratar terceirizado enquanto tiver aprovado dentro do número de vagas do PSP-2005, mas ela contrata na cara de pau e não convoca seus aprovados!

Abraços.
Imagem
Rato Cinza
Marechal
Marechal

Mensagempor OficiAL » Seg 12/Nov/2012, 5:45 pm

Oi pessoal, acabei de chegar do hotel, deixa eu fazer um breve relato.

Não pude ir de manhã como no telegrama, cheguei lá 14:30 e perguntei se ainda poderia participar. A Vania não estava na hora, quem esteve de manhã estava fazendo um psicotecnico.
Quem me explicou tudo foi a Gisleine do RH, me deixou preencher um formulário com dados pessoais, ultimos empregos, e 3 pessoas de contato. Me explicou que Mecânico Especializado não existe mais, agora é tudo Técnico de Manutenção, que o salário inicial é + - R$ 2.950,00 com uns R$ 690 de alimentação, sei que não temos transporte, essa informação tive com um colega do sindicato, e que a ultima PL foi de uns R$ 15.000 e que o plano de saude é co-participação. Após tudo isso o Jocelito da área do ASO me deu uma série de REMA ( requisição de exame medico admissional), terça quarta e quinta tem uma série de exames para serem feitos aqui em Maceio. Com os exames prontos iremos a Recife para ser avaliado pelo medico da Transpetro para ter o famoso ASO. Essa tal de Gisleine fez questão de enfatizar que estamos jub judice e que "caso eles não consigam nenhuma liminar" seremos contratados em dezembro. Iremos ao Rio assinar o contrato e voltamos. No mês de dezembro ficaremos em Maceio. Ela disse que em janeiro retornariamos para o Rio para um "curso de formação". É mais um curso de atualização já que nossa função não exige curso de formação. Ela falou em 90 dias. 30 dias em hotel e o restante se vira com uns 3.000 .
Bem, como já falei não sei se voi poder fazer esses exames amanhã, encontrei meu colega da UFAL e o primeiro colocado que está na CBTU, segundo ele ganhando bem mais.
Mais novidades posto aqui.
OficiAL
Aspirante-a-Oficial
Aspirante-a-Oficial

Mensagempor Rato Cinza » Ter 13/Nov/2012, 5:56 pm

Vou te contar OficiAL, eles são safados mesmo e muito. Essa de mandar telegrama na antevéspera, ou seja, em cima da hora... Mais uma artimanha para eliminar alguns que não estão Maceió naquele momento. E olha que durante o edital, tudo foi feito no RJ, portanto, o correto era continuar sendo assim.

Sobre essa da Gislene falar em liminar e blablablá, se é comigo não sei se ir rir na cara dela ou daria uma aula de direito. :-w

Enfim... Essas coisas só nos motivam ainda mais para pegá-los no pulo. Tem muita, mais muita novidade em breve e a mão não será leve.

Vamos em frente que a vitória já é nossa!

Vida longa aos aprovados de 2005!!!! :thumbup:
Imagem
Rato Cinza
Marechal
Marechal

Mensagempor otug » Ter 13/Nov/2012, 9:49 pm

Rato Cinza escreveu:Se compararmos a data da distribuição de cada um dos dois processos e os passos atuais que estão, sim, o de AL andou mais rápido. Contudo, o do RJ já está com Agravo de Instrumento no Recurso de Revista (para forçar a subida ao TST e destrancar o Recurso de Revista) há bem mais de um ano e só agora que o mesmo recurso foi proposto em AL porque só agora este processo chegou a este estágio.

Sobre "não solicitaram a contratação de ninguém?" não sei bem o que você quis dizer, mas os Acórdãos do RJ e AL deram soluções diferentes.

Sobre os telegramas, só não aconteceu no RJ até hoje porque a Transpetro descumpre acintosamente a decisão da 6ª Turma do TRT Fluminense, daí a função da Ação de Atentado. A Transpetro, desde agosto de 2010 está proibida de contratar terceirizado enquanto tiver aprovado dentro do número de vagas do PSP-2005, mas ela contrata na cara de pau e não convoca seus aprovados!

Abraços.

Caro Rato,

muito obrigado pela resposta, em relação a mimha frase "não solicitaram a contratação de ninguém?" .....foi comparando com o processo de AL que está mais atrasado , porém vc explicou e te agradeço muito...... me desculpe por ter sido insistente neste assunto é que realmente a ansiedade apesar de ter passado estes anos ainda é grande pelo tão sonhado telegrama dourado.

abços,
otug
2º Sargento
2º Sargento

Mensagempor sputinikal » Qua 14/Nov/2012, 8:41 am

Fiz todos os exames e preenchi uma ficha que passaram. Fiz tudo aqui no Rio, no prédio da av. Presidente Vargas e em clínicas nesta região. No prédio da Transpetro conversei com algumas pessoas do RH e tentei obter detalhes do nosso processo, mas falaram que a pessoa que está cuidando dele no RH não estava por lá e não tenho nenhuma novidade.

Um fato que me chama atenção é que neste momento só convocaram 12 dos 43. Alguém sabe explicar o por quê disto?
sputinikal
Cabo
Cabo

Mensagempor Rato Cinza » Qua 14/Nov/2012, 9:20 am

sputinikal escreveu:Um fato que me chama atenção é que neste momento só convocaram 12 dos 43. Alguém sabe explicar o por quê disto?

O pessoal dessa ACPU/AL deve relatar isso ao MPT/AL e ao SINDIPETRO/AL, com urgência!

Abraços.
Imagem
Rato Cinza
Marechal
Marechal

AnteriorPróximo

Voltar para TRANSPETRO PSP-2005